Encontre mensagens mais antigas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

As Minhas Leituras - Spawn Vol. 1 - Saído do Inferno

Estive a ler nos últimos dias, um livro oferecido por mão familiar na espetacular loja Tintim por Tintim no Porto. Foi ele o primeiro volume de Spawn em português, editado em setembro de 2001. Este volume inclui as quatro primeiras revistas da maravilhosa série de Todd McFarlane. Antes de passar à crítica queria dizer que já a algum tempo que queria ler Spawn mas nunca encontrava os primeiros números ou os primeiros volumes. Estas primeiras edições só vi à venda a partir do quarto, salvo erro e em volume acho que apenas a partir do segundo, em inglês. Sem mais demoras, vamos passar à crítica.
Este Saído do Inferno (subtítulo do volume), é a primeira história de um novo super-herói numa nova editora. Mas ao contrário do mais clássico formato nestas ocasiões, Todd McFarlane não faz uma origem da personagem introduzida. Começa com uma aventura em que a personagem sabe tanto como o leitor. Tecnicamente, Al Simmons morreu mas, de alguma maneira incógnita ao leitor e à personagem, renasce como Spawn, um homem desfigurado com poderes e um uniforme inspirado pelo Homem-Aranha e pelo Batman. Mas Spawn é um infeliz. Apesar de viver uma segunda vez, está completamente sozinho no mundo, não sabe o nome nem nada sobre a mulher (e quando descobre, não pode revelar-se pois ela voltou a casar) e é uma tortura ver todos aqueles que amou e com quem teve alguma relação a viverem e ele, mesmo vivo, sem poder dizer-lhes que está vivo. Esta obra é uma das mais irónica e sádicas histórias na banda desenhada.
E é isso que McFarlane tenta passar: Spawn é o único a almejar o que todos querem, viver outra vez mas não podia estar mais infeliz ou apesar de estar morto, a sua vida só ficou prejudicada. E, apesar de McFarlane ter umas opiniões que não subscrevo, uma coisa é certa: ele sabe escrever banda desenhada. Transformando uma história numa tragédia moderna e, ao mesmo tempo, dando um estilo próprio, consegue também dar uma sensação do que sabe fazer através de pormenores como as menções ao Savage Dragon ou aos Youngblood, a alteração nos apresentadores de TV ou mesmo poses que usou na sua série para a Marvel, Spider-Man.
Este livro é realmente uma das mais espetaculares obras dos anos 90 que catapultaram Spawn e ajudou a Image a tornarem-se ícones da Banda desenhada moderna.

Sem comentários:

Enviar um comentário